domingo, 22 de julho de 2012

Que tourada é qque vocês viram?

Depois de ler os directos feitos na Quinta-Feira do Campo Pequeno e todas as crónicas dos sites e blogues taurinos portugueses pergunto-me: que raio de tourada é que eu vi? Foi a mesma dos restantes aficionados? Acho que não!!!

Andem para aí a dar os parabéns aos cavaleiros e a dizer que Portugal perdeu o trono do toureio a cavalo para um rejoneadorzeco que nem um ferro em condições conseguiu meter e depois queixem-se que não há emoção nem competência em Portugal e que a tauromaquia está a morrer!!!!!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Corrida Correio da Manhã no Campo Pequeno

Resumindo, a praça registou uns bons 3/4 de público mas a corrida foi triste porque os touros não deram a emoção necessária.

Salgueiro foi de longe o melhor apesar do lote mais complicado. Na primeira lide, com o touro mais difícil da corrida porque descaía muito para tábuas, desenvolveu uma lide boa com agradáveis apontamentos de toreria, muito saber e muito valor. O último ferro foi um hino de bem fazer. O seu segundo tinha muito pouca investida e não deixou que o cavaleiro se luzisse com ele.

Cartagena teve uma noite muito fraca em Lisboa para quem é figura em Espanha. Foi assobiado nos compridos em ambos os toiros porque não fez nada bem. Não citou, não se deixou ver, não foi de frente e não cravou de alto a baixo. Nos curtos esteve também muito mal no primeiro em que cravou todos os ferros em redondo sem qualquer tipo de valor. No segundo toiro meteu um ferro de violino e o resto foi mais do mesmo. Destaque unicamente para a boa brega com ladeares vistosos e boas piruetas. Lide com muito pouco valor do Rejoneador espanhol que para vir andar à volta do touro mais valia ter ficado por Espanha. O desentendido público do Campo Pequeno tributou-lhe imerecidas voltas à arena e o rejoneador ainda se pendurou numa ovação que era para o forcado para vir receber mais alguns aplausos. Além disto ainda deu a primeira volta à arena sem cumprimentar o director de corrida, que não deixou passar tal facto em claro.

Moura Jr nunca foi um toureiro que me entusiasmasse particularmente. Dá pouca importância ao momento da cravagem do ferro e entusiasma-se muito com a brega "à la espanhola". No entanto esteve muito acima do que fez Cartagena e acabou por realizar duas lides com coisas bastante positivas. Recebeu os toiros sem o auxílio dos bandarilheiros e deixou-se ver em alguns ferros de frente com nota positiva, nomeadamente nos compridos quando os touros demonstraram investidas mais francas. Conforme os touros foram desaparecendo na lide, o cavaleiro foi também baixando e as lides não tiveram finais apoteóticos.

As pegas foram todas de excelente execução pelo que os forcados de Vila Franca e Portalegre foram os grandes triunfadores da corrida.

Os touros de Pinto Barreiros, como já referi anteriormente, não tiveram a chama necessária para uma corrida desta importância. Os melhores touros saíram a Cartagena que não os soube aproveitar. Os piores foram o primeiro e o terceiro que apesar de não serem tão colaboradores como os restantes também não tinham maldade.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Corrida Correio da Manhã no Campo Pequeno

Depois de apresentados os restantes cartéis da temporada Lisboeta, para mim vai ser a terceira e última corrida que irei ver esta temporada ao Campo Pequeno.

O que foi apresentado daqui para a frente não me agradou ao contrário da corrida de amanhã que está maravilhosamente rematada. Em relação à corrida de amanhã vamos lá então à análise:
- Salgueiro é um génio do toureio e pode estar no melhor e no pior na mesma corrida. Se estiver nos seus dias e lhe calhar em sorte um touro a pedir contas vai ser certamente o triunfador da corrida.

- Cartagena tem triunfado em Espanha por onde passa. Está bem montado mas tem os seus cavalos muito viciados no Rejoneo. Ferros de frente com emoção não são o seu forte quando toureia em Espanha. Vamos ver com que vontade vem a Lisboa depois de vários anos de ausência. Gostava que um touro o apertasse a sério para vermos o que vale em Portugal um rejoneador que em Espanha tem feito carreira.

- Moura Jr tem baseado as suas actuações em Espanha e França e finalmente está-se a impor como figura do toureio no estrangeiro, coisa que ainda está longe de atingir em Portugal. Tem triunfado sempre no Campo Pequeno em anos anteriores com cartéis igualmente fortes mas sempre com touros mais fáceis. Os cavalos costumam estar muito postos para o rejoneio o que faz com que a brega saia mais espectacular que a cravagem dos ferros. Penso que o seu triunfo está muito dependente de lhe sair o touro certo.

- Pinto Barreiros foi a ganadaria triunfadora do ano passado em Portugal. Não me consigo esquecer da corrida de Setembro em Montemor, provavelmente a melhor que vi na minha vida. Este ano vi-a lidar uma corrida confortável para os toureiros em Évora. Espero para o Campo Pequeno uma corrida com mais raça e transmissão que ponha os toureiros no seu sítio e que os obrigue a lidar bem os touros para poderem triunfar.

- Forcados de Vila Franca e Portalegre dão garantias de boas pegas. Os touros de Pinto Barreiros costumam estar muito bem apresentados e por isso vão pedir contas aos homens das jaquetas.


Nota 1: Parabéns ao CM por apoiar a festa. É uma óptima notícia que o jornal de maior tiragem em Portugal seja aquele que mais apoia a tauromaquia.

Nota 2: A análise aos restante cartéis fica para depois. Para já fica aqui o que foi anunciado pela empresa:
- 5ª feira, 2 de Agosto - XIV Corrida TVI e de Homenagem ao Emigrante. 6 toiros de Luis Rocha para Rui Salvador, Luis Rouxinol, Sónia Matias, Ana Batista, António M. Brito Paes e Ana Rita (que confirma a alternativa. 3 grupos de forcados.

- 5ª feira, 9 de Agosto - Corrida comemorativa dos 60 anos do Fundo de Assistência dos Toureiros/Homenagem póstuma ao fundador Diamantino Vizeu e a Augusto Gomes Jr (primeiro português a estoquear toiros em Espanha). 6 toiros de Passanha (2 para a lide a cavalo) e de Oliveira Irmãos (4 para a lide a pé) para Paulo Caetano e João Moura Caetano, 1 grupo de forcados, o matador Vitor Mendes (na lide de 2 toiros) e os novilheiros Manuel Dias Gomes e Tiago Santos.

- 5ª feira, 23 de Agosto - Corrida "Lux"/Concurso de Pegas/Homenagem a Simão Comenda e Nuno Megre. 6 toiros de Passanha para João Moura, António Ribeiro Telles, João Salgueiro, Manuel Telles Bastos, João Salgueiro da Costa e Miguel Moura (que faz a apresentação de casaca em Lisboa). 3 grupos de forcados.

- 5ª feira, 30 de Agosto - Grande Corrida TV (RTP), que regressa ao Campo Pequeno. Homenagem póstuma ao empresário Manuel Gonçalves e entrega do "Galardão Prestígio/2011" à Família de Mário Freire. Cartel ainda por designar.

- 5ª feira, 6 de Setembro - Toiros de Maria Guiomar Cortes de Moura para Pablo Hermoso de Mendoza, Rui Fernandes e Manuel Manzanares (que confirma a alternativa). 2 grupos de forcados.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pamplona recupera normalidade após Sanfermines

El Pobre de mi

Se acabó el San Fermin

sexta-feira, 13 de julho de 2012

San Fermin a chegar ao fim

e ainda não houve um encerro com aquela emoção que fomenta a aficion navarra.
O mono-encaste tem destas coisas e continua a matar a tauromaquia.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Em Setúbal houve toiros e um grande Rouxinol

A corrida de Sexta-feira passada em Setúbal foi extraordinária. Toiros de António Silva com grande apresentação, bravos e a pedir contas à séria e cavaleiros com recursos para lhe dar a volta. Grande triunfo de Luís Rouxinol que actualmente é o melhor cavaleiro português sem dúvida nenhuma. Duras e booas pegas dos forcados do Montijo, Ribatejo e Beja.

Com corridas destas criam-se aficionados a sério.

Nota: Apesar de televisionada a corrida teve uma boa moldura humana. Nas audiências bateu recordes de audiência.

Três feridos graves no terceiro encerro de Pamplona

Um encerro de grande emoção protagonizado por uma das ganadarias mais tradição em Pamplona, Cebada Gago.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Vídeo El Chupinazo 2012

Este ano foi assim:

Carteis definitivos de Pamplona 2012

05/07/2012 - Novillos de El Parralejo para (Novillero) Gómez del Pilar, (Novillero) Román y (Novillero) Gonzalo Caballero

06/07/2012 - Toros de San Mateo (antes Pedro y Verónica Gutiérrez Lorenzo) para (Rejoneador) Pablo Hermoso de Mendoza, (Rejoneador) Sergio Galán y (Rejoneador) Roberto Armendáriz

07/07/2012 - Toros de Dolores Aguirre Ybarra para Antonio Ferrera, Eduardo Gallo y Joselillo

08/07/2012 - Toros de Hijos de Eduardo Miura Fdez para Rafael Rubio "Rafaelillo", Fernando Robleño y Javier Castaño

09/07/2012 - Toros de Hdros. de José Cebada Gago para Francisco Marco, Morenito de Aranda y Antonio Nazaré

10/07/2012 - Toros de El Pilar para Matías Tejela, Iván Fandiño y David Mora

11/07/2012 - Toros de Fuente Ymbro para César Jiménez, Rubén Pinar y Jiménez Fortes

12/07/2012 - Toros de Torrehandilla para Juan José Padilla, El Juli y Daniel Luque

13/07/2012 - Toros de Juan Pedro Domecq para El Fandi, Miguel Ángel Perera y Alejandro Talavante

14/07/2012 - Toros de Victoriano del Río Cortés para Juan Mora, El Juli y Sebastián Castella

Pamplona em Festa: Começa hoje o San Fermin com o chupinazo

É hoje o grande dia do início das festas de San Fermin.

Ao meio dia (hora espanhola) o Sr. concejal de Nafarroa Bai Iñaki Cabasés lançará "El Chupinazo" e os pamploneses colocarão os "pañuelos" ao pescoço para só os retirarem no dia 14 de Julho à meia noite após o "Pobre de mí". São dias de intensa folia onde os protagonistas principais são os touros bravos que compõem a feira daurina e que participam todos os dias pela manhã nos encerros.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Frase do dia

"A última tourada transmitida na RTP teve mais telespectadores do que o BE teve de votantes nas últimas eleições" by Margarida Netto, deputada na Assembleia da República.

Margarida Netto intervém no debate sobre espetáculos tauromáquicos