domingo, 29 de abril de 2012

Rui Fernandes azarado em Sevilha

Depois de no ano passado Moura Caetano ter abatido o seu cavalo estrela em Madrid, desta vez foi a Rui Fernandes que calhou o azar em Sevilha tendo que abater o Xelim, o seu melhor cavalo de saída, devido a uma cornada na barriga que destripou o cavalo.

Força toureiro!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Manzanares e Sevilla - Um grande amor

O que José Maria Manzanares fez em Sevilha na sexta-feira foi estupendo.

No primeiro touro esteve a gosto com um touro com muitos recursos para tirar. No seu segundo esteve soberbo porque o touro tinha nobreza e bravura mas muito pouca força. Manzanares soube lidá-lo na perfeição e retirou do astado tudo o que havia para retirar. Mandou em todos os tempos da lide, não asfixiou o animal nem o obrigou a humilhar em demasia, deu-lhe tempo de recuperar a cada série de muletazos e levou a lide de menos a mais deixando o exigente público da Maestranza rendido. O tércio de bandarilhas da sua óptima quadrilha e a forma como auxiliam o matador é também algo que fica para a posteridade.

A corrida pode ser vista aqui:

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Rouxinol triunfa forte na abertura do CP


Ontem o Campo Pequeno abriu a temporada para um magnífico triunfo de Luís Rouxinol. As duas melhores lides pertenceram ao cavaleiro de Pegões mas a lide do quinto touro foi de antologia. A égua Viajante confirmou que é o melhor cavalo de toureio da actualidade, esteve simplesmente soberba com ferros de tirar a respiração. Para este animal não existem distancias impossíveis nem ferros atravessados. É sempre de frente e dando todas as vantagens ao touro. Magnífico!

Rui Fernandes esteve bastante irregular. Na sua primeira lide apanhou um excelente touro que arrancava de longe mas ao qual o cavaleiro não conseguiu dar uma lide acertada. Sacou do Vivaldi e abusou nos quiebros muito pronunciados que não são pêra doce com touros destes. No seu segundo rubricou uma lide correcta e possível a um touro complicado e mansote ao qual o cavaleiro retirou o possível.

João Moura foi a grande decepção da noite. O primeiro touro tinha qualidade mas o cavaleiro não conseguiu meter um único ferro de frente com qualidade apesar de ter sacado o Merlin. O cavalo Mancha Branca causou impacto nas bancadas quando entrou e denota ter qualidade nos recortes mas no que toca a ferros foi uma desgraça. Continuaram os ferros em redondo e o touro nesta altura já tinha pouca qualidade para fazer brilhar o cavaleiro nos recortes. No seu segundo, um manso descarado, João Moura simplesmente não lhe quis dar lide. Nem uma brega fez sem auxilio dos bandarilheiros, nem um ferro a entrar de frente no toiro e assim é difícil tirar uma lide a um toiro manso que apesar de o ser também não denotava perigo. Em suma, João Moura foi a grande decepção da corrida. De positivo teve o facto de recusar dar a volta no fim da segunda lide e de lançar o seu tricórnio a Luís Rouxinol após a lide de antologia que este efectuou.

Boas pegas dos amadores de Santarém e de Lisboa perante touros duros da ganadaria Palha. Extraordinário o terceiro e quinto touro de Palha. Mansos o quarto e sexto e razoáveis os dois restantes.

Nota: Após a lide do quinto touro, Luís Rouxinol foi anunciado para mais uma corrida no Campo Pequeno aos microfones da praça. Foi a prenda ideal para uma noite de sonho do cavaleiro de Pegões.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Abertura da temporada no Campo Pequeno

É HOJE!!!
João Moura, Luís Rouxinol e Rui Fernandes

Forcados de Santarém e Lisboa e o grande atractivo desta corrida: o regresso dos Palhas a Lisboa 15 anos depois.

Eu espero para Lisboa um curro à semelhança dos que nos últimos anos têm ido a Madrid!

Encerros da Pascoa na raia Sabugalense.

Decorreram como é hábito as capeias da Páscoa em Aldeia da Ponte e Alfaiates, aldeias da raia Sabugalense. Aqui a tradição continua a ser como era e até o São Pedro se mantém como de costume mais amigo dos de Alfaiates mandando-lhes um Domingo de verão ao invés do Sábado onde em Aldeia da Ponte se viveu um dia frio com uma manhã ameaçadora de chuva.

O encerro de Aldeia da Ponte este ano tinha a particularidade de ser com touros virgens (não toureados) ao invés do que é costume nos últimos anos onde os touros a serem lidados com o forcão (mais volumosos e bravos) costumam vir de camião para maior segurança dos cavaleiros. A verdade é que este facto se notou bastante durante o encerro com vários cavaleiros a serem colhidos e cavalos a ficarem mal tratados mas estas andanças são mesmo assim e como é óbvio quem anda à chuva molha-se. O último calafrio aconteceu já na zona da entrada da praça com um jovem a ser colhido com grande impacto contra uma das cancelas felizmente sem consequências de maior.

No Domingo deu-se o encerro de Alfaiates. Com um tempo a prometer sol e calor o encerro foi bonito e tranquilo dirigindo-se os touros desde a Sacaparte até ao centro da aldeia sem problemas de maior. O caminho dos touros foi praticamente sempre junto à estrada nacional o que permitiu a um maior número de pessoas observar o encerro com facilidade.

Assim foram as manhãs do fim de semana Pascal em terras arraianas. No verão há mais encerros e capeias.